quarta-feira, 26 de agosto de 2009


No início do ano de 1996, 04 jovens da Igreja Batista do Bosque (Rio Branco, Acre) foram até a cidade de Campinas no interior de São Paulo para participar de um curso de LIBRAS com o objetivo de iniciar o ministério com Surdos nesta igreja. A idéia surgiu com o um dos jovens que já tinha alguns amigos surdos e sentiu a necessidade de aprender a Linguagem de Sinais para comunicar o evangelho para essas pessoas especiais.

No dia 6 de março de 1996, foi dado início ao trabalho com os Surdos na Igreja Batista do Bosque. O Ministério, que se chamava Ministério do Silêncio, anos depois passou a ser conhecido como Ministério Yad Yehovah que significa Mãos do Senhor e atualmente é chamado de Ministério Mãos do Senhor. Desde 1996, já saia pelas ruas de Rio Branco, Acre, nos locais mais freqüentados pelos Surdos - escolas e praças - divulgando o trabalho que estava para se iniciando.

Hoje, os Surdos adoram ao Senhor Jesus Cristo em culto exclusivo, feito inteiramente na Linguagem Brasileira de Sinais, que ocorre todo sábado às 17h30, no Auditório Verde-Laranja da IBB.

Além disso, temos salas de ensino bíblico aos domingos pela manhã na Escola de Formação de Líderes da Igreja Batista do Bosque, onde os Surdos aprendem princípios da vida cristã, familiar e liderança, tornando-os, verdadeiramente membros participantes da nossa comunidade de fé.

Uma outra atividade desenvolvida pelo Ministério Mãos do Senhor são aconselhamentos pessoais e vários trabalhos sociais. Este trabalho somente foi possível com a contratação de uma funcionária para a IBB com dedicação exclusiva ao Ministério e durante a semana ela acompanha os Surdos em diversos órgãos como INSS, Bancos, DETRAN, Hospitais, Escolas, empresas fazendo a interpretação das informações necessárias para a inclusão dos Surdos à sociedade.

Os cultos da Igreja Batista do Bosque são traduzidos simultaneamente do português para Libras. Os Surdos se sentem à vontade nas atividades desta Igreja, seja em vigílias, passeios ou retiros espirituais, pois sempre existe um grupo preparado para recebê-los e transmitir a eles tudo que está acontecendo.

Outra conquista, a mais preciosa de todas, foi a transformação de muitas vidas através do Evangelho. Surdos que não conheciam a Jesus, hoje estão buscando conhecer a Palavra de Deus e isso tem feito uma grande diferença em suas atitudes e comportamento consigo mesmo e com o próximo.

Hoje, alguns surdos já falam da Palavra de Deus para seus amigos em reuniões realizadas nos lares dos Surdos.

As famílias dos Surdos já nos vêem como um referencial, onde semanalmente somos procurados por pais e familiares para ajudá-los a se comunicar com seus filhos e parentes, pois infelizmente são poucos os familiares que conseguem se comunicar através da LIBRAS com seus filhos, o que dificulta ainda mais a assistência familiar aos Surdos. Porém, esssa é uma área prioritária para o este Ministério.

Pelo menos três vezes ao ano, o MMS promove Cursos básicos da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade interessada em aprender a se comunicar com os Surdos e também promove cursos de aperfeiçoamento em LIBRAS para os integrantes do MMS, para isso convidamos renomados profissionais reconhecidos nacionalmente, como é o caso da intérprete de LIBRAS, Rebeca Nemer, que já esteve no Acre por 3 vezes.

A mudança de valores e princípios na vida dos Surdos é motivo de grande alegria para todos nós. Antes, muitos deles não honravam seus pais; tinham uma visão distorcida dos relacionamentos; não conheciam o amor de Deus. Agora, são obedientes, têm domínio próprio, desfrutam de uma vida mais saudável, conhecem o amor de Deus e o Espírito Santo que
habita neles. Damos graças a Deus quando vemos os surdos corrigindo uns aos outros, dando bom testemunho em suas casas, sendo verdadeiramente amigos, fazendo planos para casamento e obedecendo a Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário